A importância de atualizar o site constantemente por meio de canais de notícias ou blogs

Com a criação do Google e a expansão do mercado consumidor na web, o cenário competitivo na internet se acentuou quanto à luta pela relevância nas pesquisas. Com isto, uma das primeiras máximas do marketing digital foi criada: Conteúdo é Rei. Este “mantra” se mantém atual, pois conteúdo relevante, bem redigido e de profundidade atraí mais visitantes ao seu site. E a tendência é que esta realidade se consolide cada vez mais e de maneira mais determinante, tanto no mercado digital quanto no impresso.

Na perspectiva das buscas no Google, a relevância do conteúdo é o Norte a ser seguido. Quem determina a relevância de um texto, entretanto, são as pesquisas feitas pelo seu público-alvo quando “declara” suas curiosidades, desejos e dúvidas sobre um assunto, marca, produto ou serviço por meio do buscador. Quando sua empresa faz um trabalho orientado ao seu público, logo, ela colherá os frutos da curadoria de conteúdo que explora com naturalidade os temas mais relevantes a serem escritos no seu site ou blog para que seja encontrado neste momento.

Enquanto seu blog é encontrado de forma passiva no Google, outro ponto importante a ser ponderado na sua estratégia são as redes sociais. Diferente do Google, nelas sua empresa irá oferecer este conteúdo à sua audiência já estabelecida e que, por sua vez, poderá expandir seu alcance a sua rede de amigos ao compartilhar. Porém, isto só acontecerá se ela identificar que o conteúdo criado por sua empresa é de relevância tal que a leva a comunicar isto a mais pessoas.

 

Conteúdo é relacionamento

Buscas e redes sociais são meios de entregar este conteúdo às pessoas que sua empresa almeja alcançar. É uma parte do processo que nos leva ao real interesse de começar ou sustentar o relacionamento com o cliente.

Ainda que o cliente não tenha entrado em contato com sua marca, ele já pode estar iniciando esta conversa por meio do seu blog ou redes sociais. Uma vez que você cativou a atenção desta pessoa para ler, ver ou ouvir o que você tem a dizer, já podemos dizer que o relacionamento já teve seu primeiro passo dado.

Funciona como quando alguém lhe cativa a atenção com uma boa narrativa ao contar uma história, que olhe nos olhos para falar, que parece saber dizer exatamente o que você queria ouvir.

Este é o papel do conteúdo na sua estratégia: mostrar ao seu público que ele pode confiar em sua empresa por meio de informações úteis que respondam suas as questões quanto ao seu produto ou serviço.

Você confiaria seu dinheiro, carro, casa, filhos, investimento em um profissional que não consegue sequer mostrar que entende do que está ofertando? Certamente uma porta seria fechada para esta empresa e abriria para seu concorrente que lhe entrega a informação de forma clara e lhe desperte credibilidade e autoridade no assunto.

 

Conteúdo na jornada do cliente

Compras nem sempre são realizadas por impulso. Muitas delas são construídas com cautela por se tratar de um grande investimento. Outras, por sua vez, são despertadas pouco a pouco na consciência do cliente, onde ele terá que visualizar o produto/serviço em sua realidade.

Cada etapa deste processo, a jornada do cliente, é marcada por características distintas da relação do seu público com seu produto/serviço. Quando está no início do processo, dúvidas mais básicas surgem e, conforme ele avança, questões mais profundas surgem. Entender estas etapas e sua relação com a proximidade da tomada de decisão é imprescindível para que você saiba em qual momento deverá entrar com a oferta de seu produto ou serviço.

Disponibilizar em seu blog informações úteis aos clientes que explorem ao máximo as características e benefícios do que você oferece, assim como dicas de utilização e depoimentos de quem já comprou ou fechou contrato com sua empresa, são materiais ricos para ajudar seus futuros clientes a tomarem a decisão de compra voltada para você.

Com seu blog repleto de conteúdo que aborde assuntos que vão dos mais rasos aos mais profundos, o Google passará a indexar seu site e mostrá-los em suas páginas de resultados para as pesquisas realizadas por seu público-alvo.

Ao passo que seu blog se torne cada vez mais completo quanto às respostas às mais distintas perguntas, você irá interligando os textos para que um complemente o outro. Assim, manterá seu cliente buscando aprofundar o conhecimento e definir sua decisão no ambiente da sua empresa. Com isto, seu leitor reconhecerá em sua empresa autoridade, credibilidade e, muito importante, verá em você um parceiro leal e transparente.

 

Do Google ao papel

Apesar do meio digital favorecer a mensurabilidade de resultados e ser uma plataforma cada vez mais crescente e massiva, jornais e revistas ainda tem seu papel forte no marketing.

A mesma lógica de relevância deve ser aplicada em produções impressas, uma vez que o cliente e seus anseios são os mesmos de quando este realiza uma busca no seu smartphone, por exemplo.

A Interna aplica esta regra de curadoria de conteúdo no digital e no impresso, buscando entender o perfil do público e, a partir daí, construir a estratégia com temas que respondem, cativam e encantam.

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