Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

A conexão entre pessoas e bicicletas

A conexão entre pessoas e bicicletas

Sistema de compartilhamento aposta na tecnologia para aproximar usuários e bikes em Porto Alegre, facilitando a mobilidade urbana.

Alugar bicicletas para quem deseja se deslocar pela cidade é uma realidade em diversos países, inclusive no Brasil. O modelo de bike sharing tradicional, com bicicletas públicas disponíveis em estações pela cidade, vem se tornando cada vez mais robusto e pouco flexível. A operação não é simples, considerando a necessidade de estruturar locais para a retirada e a entrega das bicicletas, a viabilidade financeira e a segurança da operação. Em Porto Alegre, a plataforma colaborativa lançada por um grupo de estudantes da UFRGS pretende oferecer uma solução fácil, flexível e inovadora: o weBike – um novo bike sharing, de pessoas para pessoas. Bicicletas antes paradas nas casas das pessoas são disponibilizadas nos wePoints instalados em locais como shoppings, estacionamentos, universidades e hostels. Um aplicativo oferece a localização deles, o pagamento das taxas e o desbloqueio remoto de cadeados digitais, chamados weLock, para liberação das bicicletas. A proposta vem conquistando prêmios, apoiadores e muitos simpatizantes.

“A equipe se uniu para poder tornar a nossa cidade mais sustentável, tornando a nossa Porto Alegre mais humana, com mais bicicletas nas ruas e com uma mobilidade urbana mais inteligente e integrada”, afirma Lorenço Alfaro Boettcher, 21 anos, estudante de Engenharia Ambiental. Ele é um dos idealizadores do weBike, ao lado de Alexandre Mattos e Ricardo Pierozan, ambos com 22 anos e estudantes de Administração de Empresas. Eles se uniram e desenvolveram esse projeto no I Desafio Empreendedor UFRGS, realizado em setembro de 2015, no qual conquistaram a terceira colocação. Fábio Innocente, estudante da Ciências da Computação, e Martha Prado, de Design de Produtos, integraram-se ao grupo para o desenvolvimento da tecnologia. De lá para cá, outros prêmios vinculados à universidade validaram a relevância da iniciativa, como o 1o lugar no Pitch your Business, em novembro do ano passado, e o 3º lugar no Summer School UFRGS, em fevereiro deste ano. Em junho, o grupo conquistou o título de startup mais inovadora na iniciativa global SAP Startup Focus Day e, em setembro, foi finalista na competição Model do Market no SPIN, maior evento do empreendedorismo universitário ibero-americano, realizado pela RedEmprendia.

O sistema conta com sete wePoints em Porto Alegre, como esse, no Eco Hostel, no bairro Cidade Baixa

O weBike começou a operar em novembro do ano passado, por meio de um grupo no WhatsApp. O usuário era incluído após o pagamento da taxa por transferência bancária. Quando ele precisava de uma bicicleta, enviava uma mensagem e os administradores indicavam onde estava a bicicleta mais próxima e emitiam uma senha para acesso. “A partir de outubro, começamos a testar o nosso aplicativo em iOS, desativando o grupo para que todo o processo pudesse ser mais rápido e seguro”, conta Lorenço.

A plataforma oferece, hoje, 15 bicicletas disponíveis em sete wePoints localizados nos bairros Bonfim, Cidade Baixa, Centro, Auxiliadora e Moinhos de Vento. Atualmente, 30 pessoas utilizam o sistema, pagando R$ 30 de mensalidade e R$ 10 pela diária da bicicleta. O primeiro protótipo do weLock já está pronto para teste das funcionalidades e da segurança. “Pretendemos construir os 30 primeiros cadeados e testá-los ao máximo para criarmos o melhor compartilhamento para as pessoas”, ressalta.

Compartilhe:


Artigos similares

Deixe seu comentário

💬 Olá, precisa de alguma ajuda?